Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FZEA, CEPH, conta com a participação da sociedade externa em suas reuniões

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FZEA, conhecido como CEPH, recebeu, em sua 121ª reunião ordinária realizada em 22 de fevereiro de 2024, os novos Representantes de Participantes de Pesquisa (RPPs) que passaram a compor o Comitê.

Os Representantes de Participantes de Pesquisa (RPPs) são representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde, com a função de defender os interesses coletivos e públicos nas avaliações éticas dos Protocolos de Pesquisa – eles participam das reuniões do colegiado, das discussões dos projetos e também podem atuar como relatores emitindo pareceres de análise ética.

Nesta primeira reunião de boas-vindas aos novos RPPs, o colegiado apresentou a FZEA por meio da exibição do Vídeo Institucional e o CEPH por meio de uma apresentação voltada aos novos membros.

Além do início do mandato dos RPPs, o CEPH contou com a primeira participação da Representante Discente de Pós-graduação Lauriene Munhoz, que terá o mandato no Comitê durante o ano de 2024.

De acordo com a Profa. Mônica Roberta Mazalli Medina, coordenadora do CEPH, “as participações discentes e externas no Comitê são essenciais para a diversidade de sua composição, conforme preconiza a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)”.

Notícias - 22 de fevereiro de 2024