Notícias CEPH

22 de fevereiro de 2024

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FZEA, conhecido como CEPH, recebeu, em sua 121ª reunião ordinária realizada em 22 de fevereiro de 2024, os novos Representantes de Participantes de Pesquisa (RPPs) que passaram a compor o Comitê.

Os Representantes de Participantes de Pesquisa (RPPs) são representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde, com a função de defender os interesses coletivos e públicos nas avaliações éticas dos Protocolos de Pesquisa – eles participam das reuniões do colegiado, das discussões dos projetos e também podem atuar como relatores emitindo pareceres de análise ética.

Nesta primeira reunião de boas-vindas aos novos RPPs, o colegiado apresentou a FZEA por meio da exibição do Vídeo Institucional e o CEPH por meio de uma apresentação voltada aos novos membros.

Além do início do mandato dos RPPs, o CEPH contou com a primeira participação da Representante Discente de Pós-graduação Lauriene Munhoz, que terá o mandato no Comitê durante o ano de 2024.

De acordo com a Profa. Mônica Roberta Mazalli Medina, coordenadora do CEPH, “as participações discentes e externas no Comitê são essenciais para a diversidade de sua composição, conforme preconiza a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)”.

26 de abril de 2022

CEPH/FZEA passa a solicitar ‘Carta Resposta do Pesquisador’ para as correções de Projetos

A partir de 20 de abril de 2022, o CEPH/FZEA solicitará aos Pesquisadores que necessitarem fazer correções nos Projetos de Pesquisa que passaram por avaliação ética de Relatores e do Comitê, uma “Carta Resposta do Pesquisador ao CEP”. Esta carta informará ao Relator quais correções foram realizadas no Projeto e nos documentos da Plataforma Brasil. A fim de facilitar e padronizar esta comunicação, o CEPH elaborou um Modelo de Documento para download, o qual ficará disponível nesta página.

02 de fevereiro de 2022

CEPH realiza “Plano de Capacitação Permanente” de membros integrantes do Comitê

A fim oferecer capacitação permanente aos membros integrantes do CEPH, o Comitê implementou, no início deste ano de 2022, seu “Plano de Capacitação Permanente”. O plano é composto por três cursos de duração anual, que se repetirão ao longo dos anos, considerando a rotatividade de mandatos de membros do Comitê. Os cursos foram cadastrados na Comissão de Cultura e Extensão, na Categoria Curso de Difusão, os quais são: “Aprimoramento contínuo dos membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres”, “Treinamento para novos membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPH) da FZEA” e “Acolhimento, integração, treinamento e educação permanente de Representantes de Participantes de Pesquisa do CEPH/FZEA”.

20 de janeiro de 2022

CEPH tem nova Presidência e Vice-Presidência

Em votação realizada no dia 18 de janeiro de 2022, as Profas. Monica Roberta Mazalli Medina e Eliana Cristina da Silva Rigo foram escolhidas, pelos membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, para ocuparem os cargos de Presidente e Vice-Presidente do Comitê, respectivamente. Os mandatos se iniciarão no dia 2 de fevereiro, com duração de 2 anos, renovável por mais dois.

07 de janeiro de 2022

Eleição para Presidente e Suplente de Presidente do CEPH

Estão abertas as inscrições, de 07 a 12 de janeiro de 2022, de chapas para Presidente e Suplente de Presidente do CEPH. A votação eletrônica ocorrerá no dia 18 de janeiro de 2022, das 9 às 17 horas, pelo Sistema de Votação Eletrônica e Totalização de Votos.  Podem se candidatar os Representantes Docentes Titulares advindos dos Departamentos e da Comissão de Pesquisa. As inscrições das chapas devem ser enviadas para cephfzea@usp.br.

07 de janeiro de 2022

CEPH disponibiliza Sugestão de Modelo de TCLE

O CEPH/FZEA disponibiliza aos pesquisadores que pretendem submeter projetos para avaliação ética, uma Sugestão de Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) seguindo as recomendações da legislação de ética em Pesquisa.

A ação visa orientar os pesquisadores na correta preparação dos projetos para submissão na Plataforma Brasil.

O documento é acessado no menu Submissão de Projetos neste site.

11 de novembro de 2021

Prazos para submissão de projetos

O CEPH receberá, até dia 14 de novembro de 2021, projetos para avaliação e decisão (não necessariamente a final, pois pode haver pedidos de correção) a ser emitida na reunião prevista para 14 de dezembro de 2021

Recesso de final de ano

Devido às festas de final de ano, o CEPH não avaliará projetos durante o período de 20 de dezembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022. Retornando às atividades em 03 de janeiro de 2022.

08 de novembro de 2021

Retorno ao local de atendimento

Com o retorno às atividades presenciais, após o isolamento social por Covid e após o término da reforma dos estragos causados no Prédio Central do Campus pela tempestade ocorrida em 09/10/2021, informamos que, a partir de 08 de novembro de 2021, a Secretaria do CEPH retorna ao seu local original de atendimento, na sala localizada no corredor da FZEA, no Prédio Central do Campus. Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 13:30 às 17:00.

04 de novembro de 2021

Eleições para Representantes Discentes

Foram reabertas até 16 de novembro de 2021, as inscrições para a eleição de Representantes Discentes para comissões e colegiados da FZEA, entre elas o CEPH.

Os inscritos para o CEPH devem ser discentes de pós-graduação regularmente matriculados nos programas de pós-graduação da FZEA.

Mais informações: http://www.fzea.usp.br/?page_id=15832

13 de outubro de 2021

Mudança de local de atendimento devido a tempestade ocorrida em 09/10/2021

Devido aos estragos causados pela tempestade ocorrida na cidade de Pirassununga no dia 09 de outubro de 2021, o CEPH estará atendendo, a partir de 13 de outubro de 2021, na Biblioteca Central do Campus (Piso 1, Sala 8).

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 13:30 às 17:00.